← voltar

Vamos conhecer a história do hambúrguer?

Nenhuma comida é tão associada à cultura americana quanto o hambúrguer. Foi uma invenção saborosa que se popularizou nos anos 50 e 60.

Mais do que um sanduíche, ele é símbolo de um estilo de vida.

A origem do hambúrguer é controversa. Dizem que os povos nômades da Ásia e do Oriente já faziam bife de carne crua picada. Mas, no século 18, os alemães passaram a cozinhar a carne. Do porto de Hamburgo, na Alemanha, os bifes redondos atravessaram o oceano e desembarcaram nos Estados Unidos há 100 anos. Daí, o nome hambúrguer.

A responsável por dar a forma final e difundi-la para o grande público foi a White Castle, primeira cadeia de hambúrgueres do mundo, inaugurada em 1924 nos Estados Unidos. No Brasil a moda do hambúrguer se espalhou através da lanchonete Bob's, que inaugurou sua primeira loja em 1952 em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Os irmãos Maurice e Richard McDonald, que em 1937, tinham uma lanchonete especializada em servir cachorros quentes, perceberam a forte concorrência do hambúrguer e resolveram investir na popularidade do produto. Mas a idéia de abrir uma lanchonete, onde o diferencial fosse uma organização impecável, rapidez de atendimento, um sanduíche menor e mais barato, só surgiu depois, no ano de 1948, com Ray Crok. A promessa dos proprietários de oferecer "hambúrguer mais rápido para todos" era o apelo de marketing que deu origem ao conceito da refeição rápida ( fast food), cujo sucesso nos tempos modernos dispensa comentários.
Poucas idéias tiveram tantos frutos quanto a dos irmãos McDonald's. Hoje a rede é um dos cinco negócios que mais crescem no mundo, estando presente em 119 países com 27 mil restaurantes.

Recentemente, os chefs de cozinha foram além do tradicional e inventaram molhos e acompanhamentos. Acabaram dando ao hambúrguer o status de refeição.

Em outros lugares, a vedete é o hambúrguer com toques da culinária francesa.
Chique, hein?

Na cena musical, há histórias de amor e ódio pelo hambúrguer. A cantora e vegetariana radical Chrissie Hynde, do Pretenders, de passagem pelo Brasil, teve uma crise quando foi levada num lugar que servia hambúrguer (ela se recusou a comer qualquer coisa preparada em panelas que também cozinhavam carne). Em compensação, o músico brasileiro Herbert Vianna é fanático por hambúrguer e milk shake.

Tem gosto para tudo, né?
MAPA DO SITE
TELE-ENTREGA
(54) 3027.6666
(54) 3223.2182
PARA VIR BUSCAR
(54) 3027.7760
(54) 99927.9500(whatsapp)
Hamburgueria Jaime Rocha, uma das casas de lanches mais tradicionais de Caxias do Sul. Somos especializado em filés, frangos, atum, picanha, calabresa, lombo, coração, além de cachorros-quentes, torradas, baurus e ala minutas.
© Copyright 2010 → 2015 Hamburgueria Jaime Rocha Ltda. | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Gabriel Isoton